terça-feira, 6 de junho de 2017

Classicismo Europeu

O Classicismo europeu teve início na Itália ocorreu entre os séculos IV e XVI ,foi o lado literário do renascimento, marcou a renovação da ciência, da arte e da cultura, marcando o fim da idade média e o inicio da idade moderna.

Porque surgiu o Classicismo europeu?

Bem, na idade Média, período que durou dez séculos (V-XV), o principal atributo da sociedade era a religião. Portanto esse momento esteve majoritariamente marcado pelo teocentrismo (Deus no foco do mundo), donde o grande lema estava calcado nos dogmas e preceitos da Igreja Católica, que cada vez mais adquiria fiéis.

Nesse ínterim, pessoas que estivessem contra ou questionassem esses dogmas, eram excomungados, além de serem eliminados da sociedade, ou em últimos casos a morte.

Nesse sentido, o humanismo que surgiu a partir do século XV na Europa, começou a questionar diversas questões uma vez que o cientificismo despontava e muitos estudiosos foram capazes de apresentar suas pesquisas e propor novas formas de análise do mundo e da vida, que fossem além do divino, ou seja, baseada na racionalidade humana e no antropocentrismo (homem no centro do mundo).

A partir disso, esse momento esteve marcado por grandes transformações e descobertas históricas, como as Grandes Navegações, a Reforma Protestante (o que levou a uma crise religiosa) encabeçada por Matinho Lutero, invenção da Imprensa pelo alemão Gutenberg, fim do sistema feudal (início do capitalismo) e o cientificismo de Copérnico e Galileu.

Foi nesse contexto que as pessoas buscavam novas expressões artísticas pautadas no equilíbrio clássico, e assim, surgiu o renascimento cultural, período de grandes transformações artísticas, culturais, políticas a qual espalhou-se por todo o continente europeu.


Características do Classicismo
  •  Racionalismo: onde a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão.
  •   Perfeição formal: métrica rima correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação.
  •  Universalismo: os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais (de preocupação universal) passaram a ser privilegiadas.
  •   Presença da mitologia greco-latina
  •   Humanismo: o homem dessa época se liberta dos dogmas da Igreja e passa a se preocupar com si próprio, valorizando a sua vida aqui na Terra e cultivando a sua
  • capacidade de produzir e conquistar.
  •   Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma;
  •   Influência do pensamento humanista;
  •   Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo;

SURGIMENTO:

Classicismo é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XV a XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Vários foram os fatores que levaram a tais transformações, dentre eles a crise religiosa (era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero), as grandes navegações (onde o homem foi além dos limites da sua terra) e a invenção da Imprensa que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos (cultura clássica) proporcionando mais conhecimento para todos.
O Classicismo surge durante o Período do Renascimento, ou seja, em meio ao movimento artístico no qual a cultura clássica ocupava o espaço da medieval, o
capitalismo consolidava-se e a Idade Média tinha seu fim.

PERÍODO DO SURGIMENTO:

Então, a Idade Moderna precedia a nova realidade, mais liberal, mais antropocêntrica (o homem como centro). Todas as manifestações literárias que figuravam este modelo renascentista são chamadas de Classicismo. Este último passa a existir em Portugal no ano de 1527, com o retorno de Francisco Sá de Miranda da Itália, o qual divulga os novos conceitos europeus da arte e da poesia. O marco inicial do Classicismo é o retorno de Sá de Miranda a Portugal, em 1527, depois de passar alguns anos na Itália em contato com a nova literatura renascentista, conhecida como “o doce estilo novo”.
O fato que marca o final do Classicismo é a unificação da Península Ibérica sob o domínio espanhol em 1580, quando Portugal não consegue mais a sustentação política e econômica do país. O homem do século XVI se volta para a realidade concreta e acredita em sua capacidade de transformar e dominar o mundo.
O gênero lírico floresce durante o Renascimento, mas a poesia épica é também valorizada. Durante os séculos XV e XVI, Portugal se tornou muito importante na Europa como Estado, povo, língua e cultura, se fazia necessário uma obra literária que retratasse todo esse momento de glória.
O poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões (1525 – 1580), sacia esse desejo do povo português, e se destaca no cenário europeu. Camões, com todo seu conhecimento literário, filosófico, histórico, político e geográfico, conseguiu com louvor retratar e expressar o Renascimento português.

CONTEXTO HISTÓRICO:

Na idade média período que durou dez séculos (v-xv) o principal atributo da sociedade era a religião. Portanto esse momento esteve majoritariamente marcado pelo teocentrismo (Deus no foco do mundo). Nesse sentido, o humanismo que surgiu a partir do século xv na Europa, começou a questionar diversas questões uma vez o científico despontava e muitos estudiosos foram capazes de apresentar suas pesquisas e propor novas formas de análise do mundo e da vida. A partir disso esse momento esteve marcado por grades transformações e descobertas histórica como as grandes navegações, a reforma protestante ( oque levou a uma crise religiosa) foi nesse contexto que as pessoas buscavam novas expressões artísticas pautadas no equilíbrio clássico e que surgiu o renascimento cultural período de grandes transformações  artísticas,culturais, política que se espalhou no todo continente europeu.

OBRAS LITERÁRIAS:

Luís Vaz de Camões:
Os Lusíadas
Poemas de Camões
Poemas de Camões II

 Fernão Mendes Pinto:
Peregrinaçam

Bernardim Ribeiro:
Menina e Moça
Cancioneiro Geral

Antônio Ferreira:
Poemas Lusitanos em Lisboa
Tragédia de Inês de Castro

Gil Vicente:
Farsa de Inês Pereira
Auto dos Reis Magos


Feito por: Helânio Renê, Ítalo Cavalcante, Pedro Galvão, Pedro Lucas, Igor Ryann, Wesley Reis, Arthur Oliveira e Pedro Henrique.








Nenhum comentário:

Postar um comentário